quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Canto III

Batalha de Ourique
Há uma referência a "rios de sangue" que mostra a quantidade de sangue que corria.

Morte de D. Afonso Henriques
Como indica no título, este episódio é marcado por uma morte, a morte de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal. A água surge das lágrimas não só das pessoas, como também dos rios.

Inês de Castro
Tal como no episódio anterior, este também fala acerca de uma morte, mas não de uma morte qualquer. O assassinato de Inês de Castro pelo seu prórpio sogro. Neste episódio a água está bastante presente sob a forma de lágrimas não só derramadas por Inês.

Batalha de Aljubarrota
Há pequenas referências aos rios de Portugal, que simbolizam a água, são água.

Despedidas em Belém
Para além do episódio do consílio dos Deuses, julgo que é neste episódio que a água está mais presente, também sob a forma de lágrimas. Mães, esposas e irmãs choram a partida dos seus homens pois o seu futuro terreno é incerto. Há um grande sentimento de desespero e tristeza que é mostrado através de lágrimas e gritos. Há ainda uma outra referência à água. Na estrofe 90, que representa o sentimento das mães, é questionado por que o filho seu vai para onde possa ser "de pexes mantimento", ou seja, vai para o mar para morrer lá.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Mariana, passaste de 27 de Outubro para 20 de Novembro, não foi? Um longo hiato; de qualquer modo este levantamente é interessante, embora pudesses ter sido mais específica incluindo os excertos encontrados.