terça-feira, 24 de março de 2009

Relatório da visita de estudo (um pouco atrasado...)

No dia 19 de Fevereiro pelas 15horas juntou-se uma multidão na rua da Betesga. Era o 12ºA numa visita de estudo, mas não uma qualquer, era "a" visita de estudo à Lisboa Pessoana.
Como já disse, começámos pela rua da Betesga apresentando a Firma "Lima Mayer & Perfeito de Magalhães" onde trabalhou Pessoa.
Seguimos para o Rossio onde falámos sobre o café "Áurea Peninsular" (no qual entrámos para dar uma espreitadela a um quadro sobre Pessoa), visitámos a tabacaria Mónaco (esta ficou-me marcada na memória devido ao seu dislumbrante teto), passámos pelo sítio do antigo café "A Brasileira" (cujo lote se encontra actualmente ocupado para outros fins) e fomos até à Estação do Rossio.
Logo ali pertinho, na praça D João da Câmara, entrámos no restaurante "Leão d'Ouro" cujo tinha uma réplica de um quadro alusivo a Pessoa, ao conjunto Orpheu.
Subimos até ao Chiado e seguimos até lá acima até ao Convento do Carmo onde fomos dar à parte superior do elevador de Santa Justa (digo, desde já, que tem uma vista lindíssima lá de cima).
A partir de aqui já estava completamente estafada e já não ouvia (quase) nada do que os professores diziam e do que os meus colegas apresentavam.
Seguimos depois para o Largo Camões onde falámos sobre a actual "A Brasileira", o famoso café onde Pessoa parava muitas vezes. Este até tem uma estátua em sua homenagem, Pessoa sentado a escrever. De seguida fizémos uma pausa (mas sem Kit-kat... estava a brincar) nas escadas da Igreja dos Mártires, onde Pessoa foi baptizado (a pia baptismal ainda lá reside).
Entretanto no Largo de São Carlos decidimos cortar caminho pois não daria tempo de ver tudo. Fomos até à Faculdade de Belas Artes e descemos até à rua da Assunção para depois "desaguarmos" na Praça do Comércio. Lá, visitámos um restaurante que Pessoa frequentava várias vezes (cujo nome não me recordo) e que tem, ainda, a mesa onde Pessoa almoçava/jantava. Tem, em toda a extensão de parede, um vasto reportório de quadros e recortes de jornal sobre Pessoa.
Fomos também a uma galeria (também já não me recordo bem) algures nas arcadas.
Prosseguimos pela rua do Ouro e fomos falando de algumas firmas que ali houveram onde Fernando Pessoa trabalhou. Parámos junto da rua dos Fanqueiros para algumas apresentações finais.
Entretanto, como já era de noite, estavamos todos a pender para o sono e cansados. Fomos para casa.